Um dos maiores projetos educacionais do país a trabalhar com ensino de leitura e escrita em escolas públicas, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro chega à sua terceira edição em 2012. O lançamento nacional vai acontecer em São Paulo no dia 19 de março, onde também acontece a primeira reunião técnica com representantes do MEC, Fundação Itaú Social, Cenpec, Undime e Consed. Ainda ocorrerão lançamentos regionais e outras seis reuniões como essa nas cidades de Goiânia (30/03), Curitiba (03/04), Belo Horizonte (10/04), Fortaleza (13/04), Salvador (18/04) e Belém (24/04).
A Olimpíada está dividida em sete polos. O primeiro reúne os Estados da região Norte do país: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins; outro polo engloba os Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. A região Nordeste está dividida em dois polos: Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte formam o primeiro; Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Sergipe, o segundo. O Sudeste também se divide em dois: um polo abriga só os estudantes e professores do Estado de São Paulo e o outro reúne Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Por fim, o sétimo polo é formado pelos Estados do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Adesão, inscrições e seleção de textos serão feitas pela internet.
Com metodologia de trabalho articulada aos conteúdos previstos nos programas oficiais, o projeto é mais que um concurso de textos, já que realiza ações de formação de professores para atividades com gêneros de escrita. Uma das principais novidades para este ano é que todo o processo de inscrição, envio e seleção de textos, em todas as etapas, será feito pela página da Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro. Mesmo professores que participaram de edições anteriores e que já estejam cadastrados na CV deverão fazer sua inscrição. Ela começa no 19 de março e prossegue até 25 de maio. Mas para que o professor possa participar do concurso, mesmo que tenha se inscrito, é preciso antes que a secretaria estadual ou municipal de Educação – dependendo da rede à qual esteja vinculado – faça a adesão ao projeto. Isso também deverá ser feito no mesmo período de inscrição.
Qualquer professor de língua portuguesa que esteja lecionando em escola pública brasileira em 2012 – seja ela mantida pelo governo federal, estadual ou municipal – pode participar. Ao realizar a inscrição aqui na CV, o professor estará automaticamente cadastrado na Comunidade Virtual, tendo acesso às coleções didáticas da Olimpíada – livros de orientação, coletâneas de textos e CDs – desenvolvidas especialmente para o projeto. Ele também poderá participar de cursos de formação on line via internet, além de começar a receber a revista Na Ponta do Lápis, uma publicação periódica com artigos, entrevistas, textos literários, análise de produção de alunos e relatos de prática docente.
A Olimpíada trabalha com um gênero específico e apropriado para cada série: Poema com 5º e 6º anos (ou 4ª e 5ª séries) do Ensino Fundamental; Memórias com 7º e 8º anos (ou 6ª e 7ª séries) do Ensino Fundamental; Crônica com 9º- ano (8ª série) do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio; Artigo de opinião com 2º e 3º anos do Ensino Médio. Em 2010, o projeto superou a marca de 7 milhões de alunos da educação básica e de 239 mil professores participantes em mais de 60 mil escolas públicas.
Veja o cronograma da Olimpíada 2012:
19/3 – Lançamento nacional em São Paulo;
19/3 a 20/4 – Lançamentos regionais: Belém, Goiânia, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador;
19/3 a 25/5 – Inscrição do professor e adesão das secretarias de Educação;
19/3 a 3/9 – Oficinas nas escolas;
3/9 a 5/9 – Comissão Julgadora Escolar;
Setembro – Comissão Julgadora Municipal;
Setembro / Outubro - Comissão Julgadora Estadual;
Novembro – Encontros regionais;
Dezembro – Comissão Julgadora Nacional e Encontro Nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário